
Um evento para divulgar a atuação feminina no universo do montanhismo em celebração ao mês da Mulher
DATA: 15/03/2019
Às 18 horas
Auditório 2 da Biblioteca Comunitária – UFSCar
Exibição do Curta-Metragem
Mulheres são Montanhas é um curta documental dirigido por Renata Calmon que retrata o cotidiano das escaladoras Mônica Filipini e Danielle Pinto. É uma janela para a vida delas na pacata cidade de São bento do Sapucaí, no interior de São Paulo, lidando com a maternidade, as atividades domésticas, e, claro, curtindo a grande paixão delas: as montanhas. Com lirismo, esse projeto quer dar visibilidade à escalada tradicional feminina no Brasil e também pretende investigar essas mulheres desbravadoras que se arriscam praticando um esporte tão ousado e perigoso.
Roda de Conversa com:

Thais Makino
Integrante da seleção brasileira de escalada. No seu currículo acumula seis títulos como Campeã Brasileira, incluindo o título atual.

Lisete Florenzano
Guia de trekking e escalada em alta montanha. No seu currículo, trekkings ao Campo Base do Everest, primeira brasileira a escalar o Monte Khuiten (4374m) e a quarta brasileira a escalar o Cho Oyu, no Himalaya (8201m). Colunista do blog Extremos e trabalha com educação ao ar livre levando adolescentes em expedições na Serra da Mantiqueira.

Maria Gabriela Pedroso
Escaladora apaixonada e atual presidente do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (CUME).
Abertura da Exposição de Fotos “Sobre Mulheres e Montanhas”
Exposição fotográfica de mulheres do CUME e convidadas na montanha.
Disponível na Biblioteca Comunitária da UFSCar até 29 de março.
Realização:
Apoio:
Projeto de Extensão
“Vivências em montanhismo”
